06/12/2017

Autarquia Municipal de Saúde promove neste sábado o segundo dia de intensificação do exame preventivo do câncer do colo do útero

Saúde se mobiliza para nova coleta de preventivo

A prefeitura de Apucarana vai realizar neste sábado (9) mais um dia de intensificação do exame preventivo do câncer do colo do útero. O atendimento, que vai acontecer no Centro de Especialidades Médicas da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), na Rua Miguel Simeão, 69, visa dar nova oportunidade às mulheres de realizar este importante exame ginecológico em data estratégica, como no final de semana.

Na primeira edição da iniciativa, realizada no dia 15 de novembro, um feriado nacional, cerca de 600 mulheres realizaram o exame preventivo e parte delas recebeu encaminhamento para a mamografia. A data deste sábado também foi escolhida estrategicamente para facilitar o acesso ao exame, principalmente para aquela parcela da população que trabalha.

“Trata-se de um sábado, em que o comércio estará aberto até as 18 horas. As mulheres que vieram ao centro da cidade fazer suas compras poderão se dirigir a prédio da Autarquia Municipal de Saúde, entre 8 e 17 horas, para colher o preventivo. Será disponibilizada uma grande equipe da saúde para que o atendimento seja realizado dentro do menor tempo possível”, informa o diretor da Atenção Básica da AMS, Marcelo Viana de Castro.

A exemplo da primeira edição, no dia 15, o evento do próximo sábado conta com a parceria da Secretaria de Assistência Social, que irá oferecer transporte para integrantes dos grupos conviver até a Autarquia de Saúde para realização do preventivo. A ação também está sendo amplamente divulgadas das escolas da rede municipal através de comunidade enviado as mães e avós dos alunos, além dos próprios servidores da Autarquia Municipal de Educação.

O resultado no número de atendimento na ação do dia 15 de novembro, segundo o prefeito Beto Preto, serviu de motivação para a AMS oferecer uma nova oportunidade para as mulheres realizarem o exame preventivo. “Promovendo ações de reforço ao atendimento e não medindo esforços para cada vez mais melhorar nossos serviços é que estamos registrando avanços na qualidade do serviço público de saúde no nosso município. Você mulher, que ainda não realizou o exame preventivo anual, vá buscar neste sábado esse atendimento tão essencial para sua saúde”, conclama Beto Preto.

Com o registro médio de 18 mil novos casos a cada ano, o câncer do colo do útero é o terceiro mais frequente na população feminina do Brasil. Em Apucarana, entre 2013 e 2016, foram registrados 47 casos da doença.

No Paraná, em 2015, foram registradas 340 mortes pela doença. Já em Apucarana, durante 2016, 10 mulheres morreram vítimas do câncer do colo do útero. “Em 2013 foram 8 óbitos; em 2014, 8 óbitos; e 2015, 4 óbitos. Totalizando 30 mortes pela doença em 4 anos”, alerta o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta. O exame preventivo é oferecido nas 28 Unidades Básicas de Saúde de Apucarana pelo menos uma vez por semana.

O que achou desta notícia ? Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *