13/03/2018

“Este homem marcou história e ficará para a história da nossa Apucarana Bela e Justa”

 

 

“Discurso tocante do vereador de Apucarana Lucas Leugi, em homenagem ao “Scarpa” como ex-prefeito. Nossos parabéns pela oratória impecável, pela reverência e respeito à memória dele”, com essas palavras a viúva do ex-prefeito e ex-deputado estadual José Domingos Scarpelini, Inês Maresse Scarpelini fez a última postagem na página pessoal do seu facebook, no dia 10 de março, após a morte do ex-prefeito, parabenizando o vereador Lucas Ortiz Leugi pelo discurso emocionado que fez na Tribuna da Câmara Municipal de Apucarana durante a Sessão Ordinária de 08 de março.

Lucas frisou que os apucaranenses choraram a morte do ex-prefeito José Domingos Scarpelini, um grande líder, um político incomparável que representou Apucarana com maestria e orgulhou todos. “Ao me despedir do Zé foi um momento de muita emoção. Perdi meu pai – Dimas Leugi –  há poucos meses, que foi um amigo leal e companheiro do José Domingos Scarpelini. Este homem marcou história e ficará para a história da nossa Apucarana Bela e Justa”, afirmou Leugi.

Confira na íntegra o discurso do vereador Lucas Leugi e a homenagem feita a Scarpelini e familiares:

“O Zé Scarpelini, popularmente conhecido, agradou gerações, matou a fome de muita gente, deu teto para quem não tinha onde morar, defendeu Apucarana com suas próprias mãos, político enérgico pela causa justa, da política olho no olho, da sinceridade no falar, do caráter nas decisões, do 08 ou 80. Sou desta escola. Sempre tive o Zé como um exemplo de político. Ele fez e fez muito, principalmente para quem mais precisava do Poder Público: fez pelos mais carentes, fez pelos bairros, fez pelo esporte, fez pela cidade toda. O destemido Scarpa temeu os apucaranenses, os araponguenses e Apucarana resgatou território. O visionário Scarpelini municipalizou os serviços funerários e trouxe dignidade as famílias enlutadas. O polêmico Zé Domingos defendia a ecologia e o meio ambiente nem que fosse pelas vias de fato. Quanta história de luta do aluno do Dr. Osmar Guaracy Freire, do filho do “Seo” Adelino e da Dona Jandira, do marido da Inês, do pai do Thales, do Thiago e da Thais, do trabalhador e competente “Zé Scarpelini” que transformou Apucarana. A Apucarana dele, a nossa Apucarana, Bela e Justa. Até os últimos minutos de vida foi um guerreiro, nunca se deixou abater. Em sua posse como prefeito declamou esse poema que também foi seu lema de vida:

Parar. Parar não paro.
Esquecer. Esquecer não esqueço.
Se caráter custa caro
Pago o preço.
Pago embora seja raro.
Mas homem não tem avesso
e o peso da pedra eu comparo
à força do arremesso.
Um rio, só se for claro.
Correr sim, mas sem tropeço.
Mas se tropeçar não paro
não paro nem mereço.
E que ninguém me dê amparo
nem me pergunte se padeço.
Não sou nem serei avaro
Se caráter custa caro
Pago o preço.                                                               
 (Sidônio Muralha)

Seu legado jamais será esquecido, seu nome ficará na história. Você nunca irá parar, porque muitos dos seus estão aqui para continuar. Obrigada Zé!”

OBRAS DA ADMINISTRAÇÃO JOSÉ SCARPELINI

Lucas Leugi destacou, ainda, as obras realizadas pelo ex-prefeito José Domingos Scarpelini. “Em seu único mandato ele fez muito por nossa cidade”, completou.

– Calçadão

– Parque Ecológico da Raposa

– 15 Ginásios de Esportes

– Capela Mortuária

– Municipalização dos Serviços Funerários

– Criação dos Pomares Públicos

– Recanto do Idoso Charles Chaplin

– Primeira etapa do novo Terminal Rodoviário

– Praça da Paz do Cemitério Velho

– Remodelamento da Praça 28 de Janeiro

– Compra do terreno, terraplanagem, asfalto, implantação do Parque de Exposições

– Aquisição do prédio onde funciona a Autarquia Municipal de Saúde

– Rodovias Rurais

Contorno Norte:

Barreiro

Vila Reis

Correia de Freitas

Parigot de Sousa

– Contorno Sul:

Avenida Governador Roberto da Silveira

Cidade Parque da Raposa

Rio do Cerne

Rio Bom

– Construiu 06 escolas em bairro e reformou e ampliou 25 escolas – Entregou para os alunos  material escolar gratuito

– Núcleo Habitacional Osmar Guaracy Freire

– Núcleo Habitacional Vale Verde

– Núcleo Habitacional Dom Romeu

– Núcleo Habitacional Michel Soni – Recanto do Lago

– Resgatou o terreno na divisa de Arapongas

– Ampliação do Parque Industrial Norte

 

Para o vídeo acessar: https://youtu.be/Ch8jjDRQ2Z8?t=22m51s

Fonte: Assessoria de Imprensa – Câmara Municipal de Apucarana

O que achou desta notícia ? Deixe um comentário.
  1. Falar do Zé Domingos é muito fácil, integro em tudo que fazia, como prefeito de Apucarana o melhor de ontem hoje e sempre, se preocupava com o bem estar de seu povo, amava ser prefeito de nossa cidade, depois dele uns e outros so pensaram em enriquecimento, chutando a bunda de muitos Apucaranenses. O Zé tinha um temperamento forte, brigava, mas brigava em favor de nossa cidade. As obras que o Nobre Vereador citou em seu dircurso, ( e que discurso ) são verdadeiras e comprovadas, nós nem precisamos anotar no papel as inumeras obras que ele realizou em nossa cidade, porque todas estas obras estão na mente de cada cidadao que ama Apucarana. Nao teve e jamais vai ter um prefeito em Apucarana como o JOSÉ DOMINGOS SCARPELLINI.

  2. Me emocionei com seu discurso, Lucas. Também conheço o “Zé” desde que nasci. Uma pessoa sem igual, única e maravilhosa. Fará imensa falta…

  3. muito merecida a homenagem ao melhor prefeito que esta cidade já teve, penso que a camara deveria rever algumas homenagens que fazem, pois tem muita gente boa nesta cidade que é merecedora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *