11/06/2019

A diretoria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana se manifestou ontem (10), durante a reunião ordinária da entidade, ser favorável a implantação de um Colégio Militar no município.

Inicialmente anunciado para ser instalado no Colégio Alberto Santos Dumont, se confirmado, será o quarto colégio do estado do Paraná. Atualmente, existem unidades de ensino neste sistema militar nas cidades de Curitiba, Londrina e Cornélio Procópio.

O Major Roberto Francisco Cardoso, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Apucarana, esteve na reunião da diretoria da ACIA para esclarecer que este modelo é gratuito e é adotado em colégios a partir do sexto ano. “Escolas estaduais, ou seja, mantidas pelo estado e, por isso, com ensino gratuito são escolhidas para implantar este modelo. Para admissão de novos alunos é feito concurso. Já matriculados, tem a opção de continuar, desde aceitem as regras do novo modelo”, explica o Major Roberto.

Outro ponto importante esclarecido, é que os Colégios Militares são unidades comandadas ou dirigidas por oficiais de carreira da Polícia Militar. “É um mini batalhão com policiais no comando. Os professores seguem os do estado, mesmo porque não deixa de ser um colégio ligado a Secretaria de Educação do Paraná”, frisa o Major Roberto.

Apesar disso, não significa que o objetivo final seja a formação de Policiais ou Bombeiros Militares. “O que prevalece em ColégiosMilitares é a implantação de um sistema de educação diferente das escolas tradicionais. Desde a vestimenta, passando pela conduta e cobrança hierarquizada”, diz o Major Roberto.

O presidente da ACIA, Jayme Leonel, reforça que a entidade defende este modelo de ensino. Por isso, apoia a decisão do governo municipal. “Vamos nos juntar ao prefeito e outras forças políticas para levar ao Governador a mensagem que Apucarana merece e deseja receber este Colégio Militar com aulas já em 2020”, frisa Leonel.

O que achou desta notícia ? Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *